(BNCC) Ensino Fundamental anos finais: do 6º ao 9º ano

Escrito por Anglo Alphaville | May 14, 2021 11:56:18 AM

O Ensino Fundamental é a etapa do fundamento do aprendizado, ainda na Educação Básica, é também o período mais longo da educação, onde a criança ingressa com 6 anos e conclui com 14.

O Ensino Fundamental é dividido em 2 etapas: os anos iniciais e os anos finais. Os anos iniciais são compostos do 1º ao 5º ano, já os anos finais do Ensino Fundamental vão do 6° ao 9° ano.

Esse texto vai abordar especificamente os anos finais do Ensino Fundamental e seus desafios.

Os anos finais do Ensino Fundamental são anos de extrema importância para o desenvolvimento do adolescente, que inicia o sexto ano com 11 anos de idade, já no começo de sua adolescência.

É nesse período que a maior base será inserida na educação, aprendizados mais complexos como  análises morfológicas e sintaxe no português, e ainda matérias de física, química e biologia como matérias separadas, não mais como ciências, etc.

Trata-se de uma etapa de ruptura, onde o estudante é cobrado de forma mais incisiva.

É exigido uma certa autonomia em suas atividades, cada matéria passa a contar com um professor específico, o que requer do aluno e da escola uma nova adaptação.

O que diz a Base Nacional Comum Curricular sobre os anos finais do Ensino Fundamental?

A Base Nacional Comum Curricular é o documento base da educação brasileira, e ela que norteia todo o sistema educacional do Brasil.

Ela que diz quais competências e habilidades o estudante deverá adquirir em cada etapa do seu aprendizado no colégio. No documento da BNCC sobre o Ensino Fundamental - Anos Finais é possível encontrar o seguinte trecho:

“Tendo em vista essa maior especialização (do ensino fundamental 2), é importante, nos vários componentes curriculares, retomar e ressignificar as aprendizagens do Ensino Fundamental – no contexto das diferentes áreas, visando ao aprofundamento e à ampliação de repertórios dos estudantes.”

Ou seja, os desafios para os anos finais do Ensino Fundamental de acordo com a BNCC são ainda maiores.

Por isso, é necessário sempre retomar o que foi ensinado nos anos iniciais e aprofundar no contexto das diferentes áreas e disciplinas dos anos finais, assim, o processo é mais natural e menos disruptivo.

Isso permitirá uma melhor assimilação do conteúdo passado e uma aprendizagem mais completa por parte do estudante.

O documento aborda ainda o importante fator da autonomia do estudante: “Nesse sentido, também é importante fortalecer a autonomia desses adolescentes, oferecendo-lhes condições e ferramentas para acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação.”

É essencial que nos anos finais do Ensino Fundamental o estudante possa adquirir uma autonomia em seu aprendizado e suas escolhas.

Para isso, é necessária uma metodologia de ensino que auxilie o estudante a desenvolver sua autonomia, sendo capaz de fazer suas próprias escolhas com base em seus valores e no que foi aprendido em sala de aula.

É importante formar jovens líderes, que exerçam essa liderança de forma saudável em debates e trabalhos em equipe.

No momento do debate de ideias, poderão manifestar suas diferentes visões de mundo, mas sempre se pautando no respeito ao outro e assim construir um aprendizado mais dinâmico e profundo acerca do mundo e da realidade.

Por que o Colégio Anglo Leonardo Da Vinci é referência no ensino de qualidade?

O Colégio Anglo Leonardo Da Vinci é referência na educação de qualidade, pois oferece toda a estrutura necessária para o pleno desenvolvimento do estudante.

Com sua metodologia de ensino única e inovadora chamada Aprender a Estudar, o colégio segue não apenas as bases curriculares, mas também forma o aluno em responsabilidade, autonomia, organização e capacidade de trabalhar em equipe e liderar.

O Colégio Anglo Leonardo Da Vinci divide em 2 etapas o Ensino Fundamental II:

Compreendendo a necessidade de ensinar os alunos a estudar, o foco nos anos iniciais do ciclo do Ensino Fundamental 2 é começar o processo de sistematização da organização pessoal de estudo.

O estudante é protagonista de seu aprendizado, sendo incentivado pelo professor e pelo orientador educacional a aprofundar seus conhecimentos cada vez mais e desenvolver o pensamento crítico e a inteligência emocional.

Principalmente na fase de transição – do Fundamental 1 para o Fundamental 2 – é dada uma atenção especial na apresentação dos instrumentos que envolvem o aprender a estudar.

Por exemplo, propiciar momentos de encontros com os alunos em oficinas ou orientações coletivas e individuais com a equipe pedagógica.

Principalmente nas figuras da Orientação Educacional e dos professores, com função essencial para desenvolver hábitos de estudos sistematizados, despertando o prazer pelo saber.

Já nos anos finais deste ciclo, o aluno deverá ter adquirido os instrumentos metodológicos do Aprender a Estudar, o que o torna mais autônomo no que se refere às responsabilidades frente ao seu próprio processo de aprender.

O Colégio Anglo Leonardo Da Vinci oferece ao estudante um corpo docente qualificado para acompanhar cada etapa do seu desenvolvimento, além de uma estrutura de ponta para o melhor desempenho nos estudos, como laboratórios científicos, tecnológicos e artísticos.

Com uma proposta pedagógica voltada para as necessidades do aluno e para prepará-lo para a vida, oferece a base curricular em todas as áreas do conhecimento, exatas, biológicas, humanas, com aulas em laboratório, aulas de redação e muito mais.

Tudo isso já no fundamental 2, o Colégio Anglo Leonardo Da Vinci não espera o vestibular bater à porta para preparar seus estudantes.

Conta ainda com um planejamento do ano estudantil com eventos e projetos, como a SAC – Semana das Artes e Ciências, eventos esportivos, que incentivem o dinamismo do aprendizado.

Além de, é claro, trabalhos em campo onde os estudantes poderão ter contato com a natureza e com a história local e assim trazer para a realidade os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

No Colégio Anglo Leonardo Da Vinci, o estudante não apenas se prepara para os anos finais do Ensino Fundamental e para entrar no Ensino Médio, mas é formado de maneira integral para ser um cidadão melhor.

A formação é voltada para tornar o aluno capaz de pensar por si e ter raciocínio lógico para lidar com os problemas, criatividade e pensamento crítico, sempre com o apoio pedagógico e a parceria escola e família.

Conheça agora o Colégio Anglo Leonardo Da Vinci, agende uma visita e conheça toda a nossa estrutura!