A ciência da educação tem sofrido diversas mudanças ao longo do tempo, e a ideia de que o aprendizado é centrado no professor tem dado lugar ao protagonismo estudantil.
Mas, o que isso quer dizer? O que é ser um estudante protagonista na Educação Básica?
O estudante protagonista nada mais é do que uma educação voltada verdadeiramente para construir, em cada aluno, as capacidades intrínsecas de aprendizado; uma metodologia de ensino que ajuda a desenvolver todas as áreas do conhecimento e não apenas uma disciplina.
O aprendizado é realizado por meio de projetos desenvolvidos pela escola em parceria com os alunos.
Em cada sala de aula, o aluno é incentivado a não só desenvolver a habilidade específica da disciplina como, também, a adquirir outras habilidades, como a liderança, a responsabilidade, a capacidade de trabalhar em equipe, etc.
Trata-se de uma educação 100% voltada às necessidades do estudante, que visa a formar cidadãos e cuja relação professor-aluno passa a não ser uma linha única, em que um fala e o outro escuta, mas um diálogo que possibilita à criança um desenvolvimento saudável.
No site do Ministério da Educação é possível encontrar relatos de diversas transformações sociais ocorridas por essa metodologia inovadora, e esse tipo de tendência educacional tem tido uma grande adesão no mundo inteiro.
Os resultados têm sido extremamente promissores, e, no Brasil, o Colégio Anglo Leonardo Da Vinci desenvolveu uma metodologia própria chamada Aprender a Estudar que incentiva e estimula o protagonismo de cada aluno.
Em primeiro lugar, é necessário entender como funciona a aprendizagem. Sendo ela um processo lógico, é preciso que o estudante entenda logicamente o que está aprendendo.
De nada lhe adiantará decorar uma fórmula matemática ou a sequência de dois fatos históricos; é preciso que o aluno compreenda o fundamento que está por trás de tudo.
Para que a aprendizagem aconteça de forma eficiente, é necessário observar a especificidade de cada ciclo de ensino e criar uma relação com o processo de aprendizado de cada faixa etária.
Por isso, é importante ter um corpo docente preparado para entender as necessidades dos alunos e uma equipe escolar pronta para colaborar com essa aprendizagem.
O incentivo e o desenvolvimento de projetos culturais, competições esportivas, bem como laboratórios de artes e tecnológicos contribuem para o desenvolvimento de cada estudante, bem como o incentivo ao debate saudável em sala de aula, para que o estudante possa, de fato, ser protagonista de seu aprendizado e desenvolver o senso crítico para tomar as decisões com base em seus valores e o que foi apresentado em sala de aula.
Enfim, é necessário um esforço de toda a instituição de ensino e do corpo docente.
O professor precisa possibilitar aulas dinâmicas, que incentivam a criatividade, o raciocínio complexo e o pensamento crítico.
É necessário mostrar ao estudante que ele também possui conhecimento e que tem liberdade para se expressar, porém sempre com respeito e em parceria com seus colegas de sala.
São exemplos de ações protagonistas a capacidade do aluno de liderança, a capacidade do pensamento crítico e a autonomia.
No Colégio Anglo Leonardo da Vinci - unidade Alphaville 2, o estudante é protagonista de seu aprendizado desde o Ensino Fundamental até o Médio. Ele tem, em sua educação, um plano de aula e de aprendizagem baseados em projetos que auxiliam no seu desenvolvimento e acompanham o seu crescimento e cada etapa de sua vida.
Os estudantes são incentivados pelo corpo docente a desenvolver sua criatividade, capacidade de trabalhar em grupo, a liderança e outras habilidades tão importantes para a vida adulta.
Tudo isso feito de forma lúdica, por meio de projetos, eventos esportivos e trabalhos em campo, em que o estudante pode ter um maior contato com a natureza, além de uma estrutura tecnológica de informática e robótica para desenvolver, desde a infância, o raciocínio lógico tão importante para um desenvolvimento completo do intelecto.
É por meio das brincadeiras que, muitas vezes, as crianças se expressam, aprendem a socializar e “exploram o mundo”, por isso, é necessário incentivar essa lúdica forma de aprendizado.
O Colégio Anglo Leonardo Da Vinci oferece uma ampla estrutura para que cada criança possa aprender enquanto brinca, desde uma estrutura para a recreação até a forma como o ensino é realizado em sala de aula.
O aprendizado baseado em projetos vem de forma natural para o estudante, com o auxílio de dinâmicas e jogos.
Tudo isso para que cada estudante aprenda e se desenvolva de acordo com sua faixa etária, sendo sempre o protagonista do seu aprendizado.
O protagonismo do aluno é o futuro da educação em todo o mundo e, atualmente, é o método mais recomendado por especialistas e a melhor opção para o completo desenvolvimento das crianças.
O Colégio Anglo Leonardo Da Vinci cujo estudante é protagonista oferece toda a estrutura física e didática para o seu filho se desenvolver da melhor forma possível.
Nele, há desde salas de aula preparadas, laboratórios artísticos, de ciências, quadras esportivas até laboratórios tecnológicos.
O espaço conta, ainda, com um corpo docente capacitado para oferecer a melhor aprendizagem para os pequenos e sempre pronto a entender as necessidades particulares de cada estudante, bem como a formar cada criança para uma liderança saudável, deixando que elas descubram seus talentos e suas habilidades e desenvolvam um senso de responsabilidade.
No Colégio Anglo Leonardo da Vinci, seu filho vai aprender Português, Matemática, História, Ciências, Educação Física e Artes, bem como a desenvolver sua criatividade e a trabalhar com a tecnologia.
Mas, para além disso, ele vai aprender a se desenvolver de forma completa, para ser um cidadão saudável de mente e corpo; ele criará senso de responsabilidade, liderança e a capacidade de trabalhar em equipe, tendo senso crítico e sendo um estudante protagonista, pronto para fazer a diferença no mundo.
Conheça mais do Colégio Anglo Leonardo Da Vinci em nosso site e saiba por que o Anglo Alphaville é a melhor opção para a formação de seus filhos.