As séries iniciais do Ensino Fundamental, o período conhecido como Fundamental 1, é o momento de transição da Educação Básica para o Ensino Fundamental (anos iniciais) .
Essa fase pode ser um grande desafio para as crianças, mas principalmente para os pais, pois é um tempo de mudança, onde a criança deixa a alfabetização básica para alçar novos vôos, onde o ensino é mais sério e mais profundo.
É essencial escolher um bom colégio ou instituição de ensino que realmente ajude a criança a se desenvolver em todas as etapas de aprendizagem e vida.
Um colégio incentiva não apenas as competências curriculares, mas também o pleno desenvolvimento físico, emocional e social da criança, para que ela esteja pronta para os desafios que irá encontrar na vida.
Um colégio que saiba a forma correta de se trabalhar a interpretação de texto e matemática durante o Ensino Fundamental, e incentive sempre o crescimento e desenvolvimento da criança.
Por isso, esse texto irá tirar todas as suas dúvidas em relação aos primeiros anos do Ensino Fundamental.
O Ensino Fundamental se divide em 2 etapas, os anos iniciais do 1 ao 5 ano e os anos finais do 6 ao 9, ou seja, criança entrará no Ensino Fundamental com 6 anos e sairá com 14, passando assim grande parte de sua infância e começo de sua adolescência na instituição de ensino escolhida.
O Ensino Fundamental I, que vai do primeiro ao quinto ano, é a etapa de alfabetização completa da criança.
A criança entra no primeiro ano com 6 anos e termina a primeira fase com 10 anos.
Nas primeiras fases do Ensino Fundamental, é necessário estimular a oralidade do aluno para que ele expresse com naturalidade suas opiniões e hipóteses.
É nessa etapa que se deve iniciar os registros escritos organizados a partir das ideias centrais, para então consolidar a escrita e, enfim, trabalhar para que ela seja capaz de escrever seus próprios textos de acordo com a norma da língua portuguesa.
A Base Nacional Comum Curricular, a BNCC afirma em seu documento: “Ensino Fundamental – Anos Iniciais, ao valorizar as situações lúdicas de aprendizagem, aponta para a necessária articulação com as experiências vivenciadas na Educação Infantil.”
Basicamente, o trecho diz que é importante adaptar as experiências da Educação Infantil com os novos desafios do Ensino Fundamental.
Afirma que a criança será inserida em um mundo de novas possibilidades intelectuais, onde deverá ser capaz de ler, escrever, formular hipóteses, elaborar conclusões, etc.
No primeiro ano do Ensino Fundamental, o primeiro das séries iniciais, o maior desafio é a alfabetização da criança, pois espera-se que até o final deste ano a criança saiba se expressar de forma mais complexa, escrevendo e lendo frases simples. O processo deve ser feito de forma lúdica para que a criança se desenvolva de forma natural.
Nessa série também, a criança passa a ter uma maior autonomia para transitar pelos espaços e também começa-se a ensinar noções de organização para que ela possa aos poucos aprender a se organizar.
No primeiro ano, a criança é amplamente incentivada à socialização, com atividades ao ar livre, dinâmicas em grupo, etc. Nessa fase, a criatividade é bastante explorada como uma ferramenta muito útil de aprendizagem.
Já no segundo ano, é estimulado o desejo pelo conhecimento, a curiosidade, com o objetivo de desenvolver as capacidades intelectuais da criança. A alfabetização é então concluída e elas são incentivadas à leitura e à criação de textos espontâneos.
Começa-se a introduzir elementos históricos nas aulas, e é nesse período que se inicia o estudo de plantas e animais, assim como o meio em que vivem.
É no terceiro ano das séries iniciais que a autonomia da criança começa a aparecer, onde a criança passa a se expressar de forma mais independente e ter sua própria opinião, por volta dos 8 anos.. É nesse ano que se começa a trabalhar as questões ortográficas na escrita da criança.
No quarto ano, são inseridas as funções básicas matemáticas, bem como elementos de tabelas. As crianças passam a ser incentivadas à pesquisa em aulas como história e geografia e são capazes de expressar ideias de formas complexas e em diferentes formatos, introduzindo redações temáticas e novas formas de escrita.
No último ano das séries iniciais, o estudante se prepara para as mudanças de ciclo, por isso é necessário que ele termine o ano sabendo ler, escrever e fazer análises matemáticas.
É nesse período que a criança passa a transformar dados e informações numéricas em conhecimento e representações práticas, além de ser inserido as diferenças entre aspectos culturais em diferentes períodos e localizações.
Com o quinto ano, se encerra as séries iniciais do Ensino Fundamental e o estudante se encaminha para a segunda fase em que enfrentará novos desafios e irá desbravar novos conhecimentos.
O Colégio Anglo Leonardo Da Vinci é referência em ensino de qualidade para o Ensino Fundamental 1, pois possui uma metodologia de ensino única, pautada na autonomia do estudante na posse do conhecimento.
O Colégio sabe a importância da leitura nas séries iniciais e como se deve trabalhar a leitura e interpretação de texto no Ensino Fundamental.
Através das leituras feitas em sala e de todo o sistema didático do colégio, o estudante aprenderá desde cedo, a se organizar tornando sua alfabetização completa.
No Colégio Anglo Leonardo Da Vinci, cada aluno tem um acompanhamento especial para desenvolver todas essas habilidades tão essenciais para o seu desenvolvimento. Através de laboratórios científicos e tecnológicos, o estudante é inserido nas ciências de forma lúdica, além de treinar seu conhecimento matemático.
Com os trabalhos em campo e o contato com a natureza, o aluno vai aprendendo mais sobre o meio ambiente que o cerca e é capaz de compreender melhor o que é passado em sala de aula.
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